Ok, entendo
Voltar ao topo

A Veneporte dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização dos diferentes componentes do sistema de escape (coletores, catalisadores, filtros de partículas, SCRs e silenciosos) para os diferentes veículos automóveis.

50 anos

Testemunho da dedicação, empenho e confiança que inspiramos em tudo o que fazemos.

Fundado
1966
Localização
Águeda, Portugal
Área total
50.000 m2
Área coberta
25.000 m2

A inovação constante, a tecnologia utilizada e os materiais incorporados são o garante de um produto de elevado nível de qualidade, muito semelhante ao original.

Uma presença forte e cada vez mais global. Um caminho de parceria, partilha e forte dedicação aos clientes.
Uma presença forte e cada vez mais global. Um caminho de parceria, partilha e forte dedicação aos clientes.

A nossa história

  • 1966
  • 1970
  • 1980
  • 1990
  • 2000
  • 2010

Fundada em 1966, e com início de atividade produtiva em 1967, a Veneporte tem a sua sede e principal unidade produtiva na localidade de Águeda, distrito de Aveiro, Portugal, dispondo atualmente de instalações cobertas de 25.000m2, inseridas numa área de 50.000m2.

1966

A década de 70 constituiu uma fase de importante crescimento da empresa, particularmente potenciado pelo protecionismo que a Lei da Compensação da Indústria Automóvel, na altura em vigor em Portugal, lhe permitiu. Tal facto levou a que Veneporte fosse fornecedora de praticamente todos os clientes OEM e OES, nessa altura instalados em Portugal. Foi também nessa década que a empresa iniciou a produção de tubo, não só para a incorporação na produção de escapes, como também para a comercialização.

1970

A década de 80 ficou marcada por duas fases particularmente distintas:

- Até 1986, podemos destacar o reforço das ligações aos diferentes clientes OEM/OES instalados em Portugal;

- Após 1986, com o processo de adesão de Portugal à CEE, o início da abertura de diferentes mercados externos, tendo esse processo de internacionalização sido algo natural, potenciado pelas referidas ligações a clientes como a Peugeot, Renault, Fiat, UMM, etc., instalados na altura em Portugal.

A abertura do mercado implicou também uma maior exposição à concorrência, com muitas implicações para a empresa.

1980

A década de 90 ficou marcada pela mudança da totalidade da estrutura accionista (Dezembro de 1991).

Na altura, os novos accionistas aprovam a implementação de um importante plano de reestruturação da empresa, com particular destaque ao nível da melhoria das instalações e equipamentos, mas sobretudo ao nível da reorganização dos diferentes processos.

Como consequência dos diferentes investimentos realizados, bem como da nova estratégia da empresa, a Veneporte conseguiu (em inícios de 1996), a certificação segundo a norma NP EN ISO 9002:1995, por parte do I.P.Q.

Mais tarde, em 1998, obteve também a mesma certificação pela TÜV. Nesse mesmo ano, a sociedade foi transformada em Sociedade Anónima (S.A.).

1990

Nesta década, a Veneporte continuou a registar importantes crescimentos na sua atividade.

Em 2003, obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com o novo referencial NP EN 9001:2000 (TÜV e APCER).

O ano de 2004 ficou marcado por um importante reforço do processo de internacionalização da empresa, bem como pelo reforço das ligações a clientes OEM e OES, com destaque a clientes como a Fiat, Lancia e Alfa Romeo, Mitsubishi e Toyota, e também por uma importante concentração da estrutura acionista.
2008 ficou marcado pelo início do fornecimento à IVECO (OEM e OES).

Em 2009, a Veneporte foi nomeada fornecedora oficial da Peugeot/Citroën para projectos OES e Eurorepar, bem como da Volkswagen na Alemanha, para os projectos TVP Polo e TVP Golf. Ainda em finais de 2009 foi celebrado o acordo oficial de fornecimento ao Grupo GAU - França, com início dos fornecimentos ainda nesse ano.

2000

O início desta década ficou marcado pela nomeação enquanto fornecedor oficial da Renault (OES e Motrio) e pelo arranque de novos projectos OEM com a Mitsubishi (MFTE).

Em 2011, a empresa obteve a certificação segundo as normas ISO/TS 16949, tendo conseguido com isso um reforço de credibilidade junto de todos os seus clientes, particularmente junto dos OEM e OES.

2012 foi marcado pela atribuição de um award da PSA à Veneporte, devido à sua elevada performance, bem como ao seu excelente desempenho logístico. Esse ano ficou também marcado por uma importante aposta no desenvolvimento e produção da gama de catalisadores, aumentando assim as possibilidades de negócio da empresa. 

Em 2013 obteve a certificação da Volkswagen, segundo a norma VDA6.3.

O ano de 2014 ficou marcado pelo contínuo reforço da gama de catalisadores e silenciosos, bem como pelo início do desenvolvimento da gama de filtros de partículas.

No ano de 2015 houve uma forte aposta no reforço da internacionalização da empresa.

Acreditamos estarem criadas as condições para a Veneporte, de uma forma cada vez mais consistente, e conjuntamente com todos os seus distribuidores, aumentar a sua importância nos diferentes mercados onde opera. 

Resta-nos trabalhar para que os próximos anos continuem a reforçar os resultados até agora obtidos.

2010

Oportunidades de emprego

Conheça as vagas atualmente disponíveis

VER