Ok, entendo
Voltar ao topo

Homologação

Toda a gama de produtos da Veneporte é homologada e respeita as mais estritas normas legais em vigor.

Homologação

O que é a homologação?
Homologação é um processo que tem como objetivo assegurar, junto das diferentes entidades governamentais, que os produtos fabricados e comercializados têm todas as condições para respeitar os padrões dos fabricantes, a legislação nacional e as normas Europeias e da ONU.
Desta forma é possível garantir a qualidade e performance de um equipamento original numa peça de substituição.

 

 

Tipos de teste
Para estar homologado, os componentes devem ultrapassar todos os testes necessários para obter aprovação das autoridades.
Os componentes estão sujeitos a testes de contrapressão, vibração, corrosão, ensaios de montabilidade, emissão de gases poluentes (conversores catalíticos), emissão de partículas (filtros de partículas) e ensaio dinâmico e estático de ruído (silenciosos).

 

 

Como verificar se o equipamento é homologado?
Os componentes homologados comercializados antes de 1993 têm presentes o símbolo alemão da homologação (TUV), sendo hoje ainda válido, visto que os seus requisitos técnicos se assemelham aos que são exigidos pela CEE. Depois de 1993, houve uma alteração nos requisitos, obrigando a codificação do componente a respeitar certas regras.

 

 

Características dos equipamentos homologados
Um equipamento homologado apresenta níveis de ruído e contrapressão idênticos ao equipamento original, respeita os requisitos ao nível dos valores de emissões padrão da União Europeia, exibe indicadores de um produto com durabilidade semelhante ao produto OEM/OES e não altera o rendimento do motor.
De referir que, na União Europeia, a instalação de componentes não homologados é ilegal.

 

 

Características dos componentes não homologados
Um componente não homologado pode encontrar-se mal dimensionado e ter uma contrapressão errada, apresentar níveis de emissões de poluentes superiores à origem e/ou superiores aos limites das normas Europeias, despoletar erros no veículo e ter uma vida útil muito inferior ao espectável.

Riscos do uso de componentes não homologados

Ao utilizar equipamentos não homologados está a comprometer a performance e correto funcionamento do seu automóvel e a prejudicar a saúde pública, uma vez que este tipo de equipamentos não respeita os requisitos exigidos aos equipamentos de origem nem as normas impostas pela União Europeia.

A instalação de um equipamento não homologado está sujeito à aplicação de coimas e a responsabilidade recai em primeira instância sobre a pessoa/empresa que realizou a montagem.

 

Riscos do uso de componentes não homologados